ECLIPSE SOLAR E LUNAR
O eclipse ocorre quando um astro (sol, lua ou estrela) deixa de ser visível durante um período de tempo por causa da posição de outro corpo celeste. Isso quer dizer que os eclipses ocorrem quando um astro “entra na frente” do outro.
ECLIPSE SOLAR
É um fenômeno celeste que acontece quando a Lua está localizada entre o planeta Terra e o Sol. Nessa posição, a Terra fica coberta por uma sombra.
Tipos de eclipses
solares:
Eclipses solares totais: a Lua cobre
totalmente a luz solar, projetando sua sombra sobre a Terra;
Eclipses solares
parciais:
a Lua não fica perfeitamente alinhada com o Sol, cobrindo somente parte de sua
luminosidade;
Eclipses solares anulares: o tamanho aparente da Lua não é suficiente para cobrir totalmente a luz solar. Esse fenômeno resulta no surgimento de um anel em volta da sombra da Lua.
ECLIPSE LUNAR
O Eclipse Lunar é um fenômeno celeste que ocorre quando o planeta Terra está entre o Sol e a Lua. Nessa posição, a Lua fica total ou parcialmente invisível por algum tempo.
A Lua não desaparece completamente na sombra da Terra, mesmo durante um eclipse total, podendo então, assumir uma coloração avermelhada ou alaranjada.
Tipos de eclipses
lunares:
Eclipses lunares totais: toda a superfície
lunar é coberta pela sombra da Terra;
Eclipses lunares
parciais:
somente parte da sombra da Terra é projetada sobre a Lua;
Eclipses lunares penumbrais: a superfície da lua fica levemente escurecida ao atravessar a região do cone de penumbra produzido pela Terra.