23/04/24

MICROPLÁSTICO

O microplástico já se infiltrou em todas as partes do planeta. Eles se espalharam totalmente pelo solo e podem até acabar nos alimentos que ingerimos. E estão cada vez mais presentes na natureza, trazendo prejuízos ao meio ambiente e aos seres humanos.

Os microplásticos são pequenas partículas, menores do que 5 milímetros, de plástico, que podem ser liberados da embalagem de alimentos, bebidas, pneus, roupas e canos.

Os microplásticos são um problema global devido ao grande uso de plásticos e são prejudiciais à vida, pois são frequentemente ingeridos, causando acúmulo dentro dos organismos que pode levar a doenças.

Além dos danos físicos, os microplásticos podem causar danos tóxicos aos seres vivos. Isso ocorre porque esses plásticos, por conta do seu tamanho, apresentam uma grande capacidade de absorção de compostos de alta toxicidade, como metais pesados (mercúrio, cádmio, etc).

Boa parte do plástico que acaba no meio ambiente chega aos mares e oceanos. A água, o sol, o vento e os microrganismos vão degradando o plástico descartado nos oceanos.