CAMADAS DA ATMOSFERA
As
camadas da atmosfera, juntas, compõem uma extensão de aproximadamente 1000 km.
São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
A atmosfera é a camada gasosa que envolve a Terra e é responsável, entre outras coisas, por manter o equilíbrio térmico do planeta, proteger contra o impacto de meteoros e filtrar os raios ultravioleta. E auxilia na manutenção da vida. É composta por gases que não se dissipam, mantendo-se por meio da gravidade.
Composição
da atmosfera terrestre:
- 78% de
Nitrogênio;
- 21% de
Oxigênio;
- 0,93% de
Argônio;
- 0,039%
de Gás carbônico;
E outros
gases: neônio, hélio, metano, hidrogênio, ozônio etc.
Podemos também encontrar na atmosfera vapor d'água, cerca de 4%, que apesar de não ser um gás, desempenha papel importante na manutenção da temperatura média do Planeta.
TROPOSFERA – é a camada mais próxima da superfície, estendendo-se até os 12 km de altitude. É nessa camada que ocorrem todos os fenômenos climáticos e meteorológicos, incluindo as chuvas, a formação de nuvens e outros.
ESTRATOSFERA – essa camada estende-se até os 50 km de altitude, agrupando o ozônio e a fina camada por ele composta, cuja função é proteger o planeta da radiação solar.
MESOSFERA – é a mais fria das camadas de ar, em razão da ausência de gases que retêm o calor advindo dos raios solares. Sua extensão vai até os 80 km de altitude. Nessa camada, os meteoritos que atingem o planeta são fragmentados e entram em processo de combustão
TERMOSFERA – é a mais quente das camadas atmosféricas, com temperaturas que podem atingir os 1000ºC, em razão do acúmulo de gases que absorvem o calor. Sua altitude alcança os 500 km.
EXOSFERA – camada basicamente
composta por gás hélio e hidrogênio, dispostos em baixa quantidade. É nessa
área que se instalam os satélites que orbitam o planeta. Ela está entre os 500
km e 800 km de distância da superfície.
